Qual a função dos amortecedores e molas em um carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Qual a função dos amortecedores e molas em um carro?

Os amortecedores e molas têm uma função muito importante no seu carro, a fim de que o veículo alcance sempre um desempenho diferenciado.

Em qualquer automóvel, as peças e componentes precisam estar funcionando adequadamente. Assim, a partir da implementação de uma manutenção correta, seu carro não terá problemas que venham a provocar acidentes. Além disso, o motor proporcionará uma performance diferenciada nas ruas e estradas. Neste texto, destacaremos a função de dois equipamentos que são indispensáveis: os amortecedores e molas.

Quais são as principais peças de um carro?

Em primeiro lugar, todos os motoristas devem conhecer mais sobre o seu veículo. Assim, com um entendimento sobre a mecânica e a estrutura do motor, irão saber como corrigir pequenas falhas. Além disso, irão acompanhar – com um conhecimento razoável – a revisão do automóvel no Centro Automotivo. Portanto, a fim de apoiar neste sentido, destacamos uma lista, a qual descreve alguns destes componentes:

  • Alternador: anexado por uma correia ao motor, transforma a corrente alternada em contínua.
  • Anéis de segmento do pistão: conjunto de três anéis, que irão controlar o óleo que passa no motor.
  • Bateria: uma das peças mais reconhecidas pelos condutores. Assim, fornece a carga para a partida do carro.
  • Cabeçote: desenvolve o controle da saída e entrada de ar e do combustível dos cilindros fixados no bloco.
  • Cilindros: são os locais, por onde acontece o deslocamento dos pistões. Além disso, apoiam na determinação da potência do motor.
  • Pistões: indispensáveis para que a mecânica veicular funcione de uma maneira adequada. Assim, proporciona a movimentação das outras peças automotivas. Como resultado, sem eles, nada irá conseguir funcionar.
  • Vela de ignição: são estes componentes que geram a primeira faísca, a qual movimentará os pistões.
  • Amortecedores e Molas: peças essenciais, principalmente com relação a estabilidade do veículo e do controle da absorção de impacto.

Com a análise destas informações, com certeza, você conhecerá um pouco mais sobre as peculiaridades do seu automóvel. Assim, poderá observar – com uma maior tranquilidade – a revisão a ser executada em um carro.

Por que é necessário realizar uma manutenção correta do seu automóvel?

O bom funcionamento de um veículo é o diferencial para que o seu dia a dia não tenha surpresas desagradáveis. Assim, com uma revisão correta e frequente, dificilmente acontecerá um problema sério.

Além disso, quando um motorista mantém tudo “nos conformes”, a performance do veículo, em proporcionar ótimas viagens e passeios, será aumentada. Isto porque, quando não existir nenhum contratempo, o carro se manterá em 100%.

Existem diversas razões, que definem o porquê da manutenção ser tão importante. Assim, para que você entenda melhor deste assunto, confira cada ponto em destaque:

1- Um problema pode se tornar vários: portanto, não deixe que isto aconteça

Algumas peças automotivas dependem umas das outras para funcionarem. Como resultado, caso uma delas acabe ocasionando um contratempo sério, existe a possibilidade de que atinja outro componente. Assim, infelizmente, a tendência é que o prejuízo financeiro aumente exponencialmente.

Além disso, a aquisição de materiais para desenvolver o conserto será mais complexa. Portanto, quando preservamos a mecânica automotiva, estaremos evitando custos extras e “dores de cabeça” no futuro.

2- Estar com a manutenção em dia irá diminuir a chance de imprevistos negativos

Outro ponto que é muito relevante. Assim, ao implementar uma revisão de forma constante, você impedirá que o seu veículo tenha acidentes ou pequenos contratempos nas ruas e estradas. Exemplo: pneus furados, superaquecimento, bateria sem carga (o que não permitirá dar a partida no motor), etc.

3- Se você trabalha com o veículo, isto impedirá perdas financeiras

Motorista de aplicativo, particular, taxista, caminhoneiro ou condutor de van: é imprescindível que os seus veículos não tenham problemas no motor ou em outros componentes. Assim, a partir dos cuidados corretos, o seu trabalho não será prejudicado, de um momento para outro.

Além disso, não ocorrerão gastos inesperados, os quais poderão desestabilizar o seu planejamento financeiro. Um exemplo é o motorista de aplicativo e a necessidade do carro funcionar. Isto porque, caso o automóvel fique parado, por um longo período, o profissional não alcançará novas corridas. Como resultado, perderá muito dinheiro!

Portanto, revisar o automóvel – em um Centro Automotivo de qualidade, com a equipe correta e os equipamentos adequados – será um diferencial para qualquer condutor!

Amortecedores e Molas: qual a função deste componente?

Agora, que existe um entendimento sobre a manutenção no veículo, deve-se falar sobre os amortecedores e molas. Assim, como informado anteriormente, estas peças automotivas possuem uma importância ímpar. Isto porque, são muito necessárias para que o desempenho permaneça sem dificuldades.

Mas, qual é a função real deste conjunto de componentes em um veículo?

Por definição, é possível concluir que a funcionalidade de amortecedores e molas é o controle das oscilações do sistema de suspensão do automóvel. Assim, isto manterá as rodas do veículo em um contato total com a pista.

Portanto, haverá uma estabilidade, além de muito mais conforto e segurança. Como resultado, ocorrerá uma menor depreciação de outras peças, como a própria suspensão automotiva e o jogo de pneus.

O processo de funcionamento é o seguinte:

O amortecedor fecha, de modo instantâneo, durante a viagem de um automóvel. Assim, são 2.600 fechamentos em cada quilômetro. Como resultado, isto contribuiu para que o carro mantenha-se em estabilidade e impede a criação de atritos entre diversas peças interiores.

Além disso, mesmo em uma pista – a qual possua diversas imperfeições – as molas farão a absorção dos impactos. Como resultado, caso um automóvel caia em um buraco ou transite numa lombada, estes componentes conseguirão impedir que qualquer problema ocorra com a estabilidade e tranquilidade na direção.


Portanto, desenvolver uma boa revisão de seus amortecedores e molas é primordial para que um automóvel permaneça com um bom funcionamento. Assim, não perca tempo: entre em contato conosco e solicite maiores informações sobre os nossos serviços automotivos!


Estamos te esperando em nossa loja automotiva. Como resultado, você poderá conhecer todos os nossos produtos, soluções e ofertas promocionais!

Venha nos visitar agora: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira