Qual é a função dos Amortecedores e da Direção Hidráulica

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Qual é a função dos Amortecedores e da Direção Hidráulica

No automóvel, há alguns componentes que são muito importantes para que o veículo rode sem problemas. Assim, os amortecedores e a direção hidráulica são elementos que contribuem para que um carro alcance o seu melhor desempenho.

Todo motorista deseja que o seu veículo tenha uma ótima performance nas ruas e estradas. Como resultado, isso proporcionará mais conforto, tranquilidade e satisfação. Mas, para obter estas vantagens, será necessário que o proprietário do carro invista na compra de boas peças automotivas e na manutenção preventiva. Portanto, contar com excelentes amortecedores e uma direção hidráulica segura são dois pontos indispensáveis!


Qual é a importância das Peças Automotivas?

No momento em que uma pessoa decide adquirir um novo veículo, é muito importante manter os seus componentes em uma perfeita ordem. Assim, desenvolver uma revisão periódica – em um Centro Automotivo de renome (como a Full Pneus) – é uma tarefa que deve se tornar rotineira.

Isso é imprescindível, porque o estado das suas peças automotivas influenciará nas viagens e passeios. Desta forma, caso haja algum desgaste nestes equipamentos, a tendência é que o veículo tenha dificuldades até em ligar o motor.

Como resultado, além da “dor de cabeça”, também haverá o custo financeiro para realizar o conserto. Isto porque, quando a manutenção ocorre após o aparecimento do problema, o motorista o orçamento para o serviço será mais alto do que em uma manutenção prévia.

Portanto, cuidar do seu veículo é o caminho ideal para que nenhuma peça ou componente tenha defeitos “de uma hora para a outra”. Assim, com esta boa prática, você terá a oportunidade de transitar com a sua família e demais passageiros sem maiores preocupações.

Uma dica: mantenha o whatsapp do nosso Centro Automotivo na sua lista de contatos . Como resultado, em caso de uma emergência, nossa equipe de profissionais estará apta a desenvolver o serviço necessário de modo eficaz. Deste modo, em pouco tempo, você resolverá este imbróglio.


Informações sobre o Jogo de Amortecedores

Em primeiro lugar, a fim de iniciar a descrição de pontos importantes, será relevante definir esta peça do automóvel. Assim, a melhor definição é: um componente da suspensão veicular, o qual possui a função de absorver as vibrações e impactos comuns que o carro sofre ao transitar.

Desta forma, seu funcionamento ocorre através de um cilindro que se liga na haste: pode ser tubular ou bi tubular. Como resultado, ao atuar da forma correta, proporcionará ao automóvel uma maior estabilidade e performance.

Portanto, mesmo que a pista tenha alguns buracos ou pontos de ondulação, isso não afetará o desempenho na sua travessia. Observação: os amortecedores são compostos por alguns elementos. Assim, podemos destacar:

  • Válvulas;
  • Canais de passagem para o fluido hidráulico;
  • Utilização do sistema hermético;
  • Depósito sob pressão.

Quais são os tipos de amortecedores no mercado automotivo?

No segmento de carros, existem alguns modelos para a escolha do cliente. Assim, a partir de uma primeira análise e de acordo com o carro que você possui, poderá optar pelo mais adequado. Portanto, para o seu conhecimento, descubra alguns dados sobre cada tipo abaixo:

1- Amortecedor a Fricção:

O primeiro formato à venda para os automóveis. Assim, o seu funcionamento ocorre no momento em que existe um atrito entre 2 ou mais discos. Para executar a sua função, devem girar em direções opostas no mesmo eixo. Como resultado, este efeito causa o processo de amortecimento.

2- Convencionais ou Hidráulicos:

Atualmente, é o mais encontrado nos carros de passeio. Portanto, para funcionar, haverá um sistema – o qual conterá óleo e ar em dois tubos diferentes (reservatório e pressão).

3- Pressurizados:

Por fim, este é o último tipo. Similar ao anterior, possui como diferença a utilização do gás nitrogênio. Portanto, não existe o uso do oxigênio. Como resultado, esta mudança impede a formação de bolhas de ar no óleo, o que facilita o processo da absorção dos impactos.


Direção Hidráulica: o que é e como funciona?

Uma grande dificuldade nos carros antigos é manobrar para estacionar ou realizar curvas difíceis. Isso porque, estes utilitários não possuem uma direção leve, que facilita o ato de manusear o volante. Assim, através de muita pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, o mercado automotivo procurou uma resposta para este problema.

Desta forma, surgiu a direção hidráulica. Como resultado, este equipamento permitiu aos condutores que realizem a mudança de direção no automóvel com muita leveza. Portanto, proporcionou conforto para o proprietário do carro. Hoje em dia, a grande maioria dos veículos “saem da fábrica” com esta peça.

O que é a direção hidráulica?

Esta direção tem uma bomba, que desenvolverá a pressurização do óleo da peça. Assim, este líquido é enviado para o sistema do componente – que possibilita um manuseio mais leve do volante. Como é um processo contínuo (o motor do carro realiza o trabalho 100% do tempo), a direção hidráulica estará presente quando o carro se movimentar.

Como este tipo de direção funciona?

Através de uma direção assistida, quando o motorista realiza uma manobra e muda a trajetória do volante, uma série de mecanismos entram em ação. Assim, trazem um maior conforto para a direção. Como resultado, vale a pena saber um pouco mais sobre este um processo:

  1. Em primeiro lugar, ocorre o giro do volante;
  2. Posteriormente, o pinhão (uma barra conectada ao volante) acompanha esta mudança;
  3. Depois, a cremalheira (peça dentada que transmite os movimentos para o carro) responde e orienta o jogo de rodas para seguir o movimento do motorista;
  4. Ao final, a bomba hidráulica realiza a pressão no óleo. Consequentemente, esta última ação permite que o trabalho de mover o volante fique simples e ágil.

Portanto, a partir destes procedimentos, sua direção hidráulica funcionará com a melhor capacidade!


Influência dos Amortecedores na Direção Hidráulica

Quando acontece uma depreciação no jogo de amortecedores, a tendência natural é que o carro não tenha mais boas respostas em pistas. Como resultado, isto impacta na estabilidade e, consequentemente, na boa direção automotiva.

Além disso, um volante com defeito impedirá o motorista de alcançar o melhor desempenho no dia a dia. Portanto, é muito importante que uma manutenção preventiva correta seja implementada em ambas as peças.


Nosso Centro Automotivo está apto a atender o seu carro! Assim, não perca tempo e venha nos fazer uma visita!

Endereço: Av Nilo Peçanha, 1249, Nova Iguaçu-Rio de Janeiro – próximo à Via Dutra (direção do Rio) na saída 178B.
 
Central de atendimento: 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira