Alinhamento e Balanceamento: Qual a Importância de Fazer?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Alinhamento e Balanceamento: Qual a Importância de Fazer?

Entenda o por que de fazer o Alinhamento e Balanceamento do Carro a fim de trafegar com mais conforto e segurança!

Você que tem um veículo certamente já ouviu dizer sobre a importância de fazer o alinhamento e balanceamento do carro para mantê-lo em bom estado de funcionamento, certo? Mas como funciona exatamente cada uma dessas manutenções? Com qual frequência é preciso fazer o alinhamento e balanceamento?

Dessa forma, separamos este post justamente para esclarecer essas e tantas outras dúvidas sobre o assunto. Portanto, acompanhe os tópicos e saiba mais sobre o assunto.

O que é alinhamento?

Tendo como objetivo ajustar o ângulo dos pneus, deixando-os alinhados ao volante, o alinhamento é um procedimento que precisa ser realizado de forma constante. Assim, se seu veículo está puxando para um lado ou para outro, é hora de alinhar as rodas.

Os buracos e as irregularidades no asfalto são os piores vilões para o carro quando o assunto é alinhamento. Com desvios excessivos e trancos, as bordas dos pneus ficam mais desgastadas e o veículo acaba pendendo demais para um dos lados. Fica, assim, desalinhado.

O procedimento é importante porque previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil. Além disso, o alinhamento ainda contribui para a economia de combustível do veículo.

O que é balanceamento?

Se o volante está trepidando e o carro está fazendo barulho (especialmente quando atinge certa velocidade), então é hora de ficar atento ao balanceamento. Essa trepidação não é perceptível apenas no volante, mas também no piso do carro, nos assentos e até no painel. Trata-se de um sintoma de desequilíbrio entre as rodas e os pneus, resultado de problemas nos movimentos de rotação e translação da roda do veículo.

Em geral, isso acontece porque os pneus estão recebendo peso excessivo em um dos lados, com uma quantidade maior de sobrecarga em apenas uma ou 2 rodas. Dessa maneira, o objetivo do balanceamento é justamente corrigir esse desequilíbrio e reduzir as vibrações internas.

Seja de acordo com a quilometragem indicada pela montadora ou quando você sentir os sintomas de que algo não está correto, providenciar o balanceamento na hora certa torna suas viagens mais confortáveis, além de garantir maior segurança para o motorista e os passageiros.

Como são os procedimentos?

Ambas as manutenções são feitas com equipamentos de precisão. Para o alinhamento, as rodas são analisadas a fim de verificar se estão convergindo (com ângulo para dentro) ou divergindo (com ângulo para fora). Após isso, é realizada a correção.

Já no caso do balanceamento, para que o peso seja distribuído igualmente por todo o carro, são colocados contrapesos nas rodas que estão em desequilíbrio. Para ambos os serviços, se a roda estiver torta ou envergada, é preciso consertá-la antes.

Esses procedimentos são extremamente importantes para a segurança na direção. Quando não estão em dia, o carro fica mais instável, trepida em velocidades acima de 50 quilômetros por hora e se inclina para os lados.

Quando devem ser feitos?

Para a maioria dos carros, tanto o alinhamento quanto o balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Na dúvida, basta consultar as recomendações contidas no manual do veículo.

É importante frisar que ambos os serviços precisam ser realizados nas 4 rodas, o que significa que é impossível alinhar ou balancear somente uma delas. Quando os pneus são trocados, também é necessário alinhar e balancear os novos.

Apesar da recomendação relacionada à quilometragem, é preciso lembrar que a rotina de uso do veículo tem grande impacto sobre a frequência das manutenções. Por isso, se você sentir o carro puxando para um dos lados quando estiver realizando um percurso em linha reta, é hora de fazer o alinhamento.

Já se você sentir trepidações no volante e falta de estabilidade no veículo ao dirigir, leve o carro à oficina para fazer o balanceamento. Se você costuma trafegar por ruas muito esburacadas, se bateu o pneu em uma guia alta ou se teve algum acidente de trânsito com colisão, ainda que leve, terá que fazer essas manutenções mais cedo.

Por que alinhar e balancear?

Fazer o alinhamento e balanceamento permite que o veículo não só fique mais seguro como que sofra menos desgaste nos pneus. E como ambos os serviços contam com preços acessíveis, não hesite em levar o carro para o mecânico assim que sentir a necessidade.

A realização de manutenções preventivas, especialmente quando são simples, gera economia a médio e longo prazos, pois diminui as idas ao mecânico para corrigir falhas — o que tende a ser mais caro e mais complexo. Além disso, essas manutenções evitam que outras partes do carro sofram desgastes desnecessários, o que valoriza o veículo no momento da revenda.

O alinhamento e balanceamento também proporcionam mais conforto ao rodar com carro, uma vez que distribuem o atrito igualmente nas rodas, o que evita as desagradáveis trepidações. Com o carro desbalanceado, os tremores acontecem mesmo quando o asfalto é regular.


Para você que deseja fazer o Alinhamento e Balanceamento de seu carro e ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Assim, venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças. Assim, você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais as principais medidas de pneus para carros SUV?

Quem nunca pensou em comprar ou ter uma SUV por conta de um problema, ou situação que passou? Por isso, os motoristas que possuem um SUV em casa precisam saber as principais medidas de pneus para carros SUV.  Os SUVs são carros que têm tido uma procura maior por conta de serem carros mais robustos.…

Pneus Continental têm garantia?

A Continental é uma das líderes em venda de pneus. Desse modo, ela possui uma vasta experiência no meio e muita tecnologia para auxiliar. Neste artigo, saiba se os pneus Continental têm garantia.  Pensar em pneus Continental é pensar em tecnologia e qualidade. Não é à toa que a empresa tem crescido tanto. Neste sentido,…

Porsche Carrera GT: Nem Michael Schumacher resistiu a essa máquina

Na época em que pilotava para a Ferrari, o alemão Michael Schumacher não podia ser visto rodando com carros de outras marcas. Porém, acabou usando “escondido” um Porsche Carrera GT durante alguns anos. E essa unidade agora está à venda em uma loja especializada em modelos da Porsche na Alemanha. A loja informou que o…

Problema no escapamento do Corolla Cross leva Toyota a Prestar esclarecimentos no MP

Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre problema no escapamento do Corolla Cross. A Toyota terá que prestar esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre o polêmico abafador do escapamento do Corolla Cross. A Secretaria Nacional do Consumidor notificou a montadora sobre o possível baixo padrão de qualidade da peça, além da solução para…

Preciso trocar as molas ao colocar GNV no meu carro?

Sabemos que a cada dia que passa, o valor do combustível aumenta. Muitas pessoas têm procurado cada vez mais substituir a famosa gasolina pelo GNV. O Gás Natural Veicular, o famoso GNV, apesar de ter um poder de explosão menor que a gasolina, tem se mostrado mais atraente para muitas pessoas. Neste sentido, os condutores…

promção