Alinhamento e balanceamento, quando fazer?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Alinhamento e balanceamento, quando fazer?

Muitos motoristas, principalmente aqueles que utilizam o carro o dia inteiro, não param para pensar no estado do seu veículo por passarem muito tempo dentro do veículo. Assim, serviços de manutenção são passados despercebidos ao longo do tempo. Como, por exemplo, o alinhamento e o balanceamento. 

Quando se trata de manutenção, é normal muitos dos condutores não ficarem se preocupando tanto com certos tipos de manutenção.

Constantemente, ao passar dos dias, os valores vão subindo. Principalmente, os combustíveis e com isso até a mão de obra se torna mais cara.

Um dos fatores que mais diminui a procura desse tipo de manutenção é o valor dos gastos, pois não é somente o valor da manutenção e sim a das peças que devem ser trocadas.

Mas, o que seria um alinhamento e o balanceamento?

Acompanhe a seguir para saber mais!


Alinhamento e balanceamento

O alinhamento, como o próprio nome sugere, possui a função de alinhar os pneus para a mesma direção.

Esse alinhamento garante aos motoristas e aos donos dos veículos uma  maior segurança ao dirigir ao fazer curvas.

Você pode se perguntar: “Mas e os carros 4×4?”

Esse tipo de modelo de veículo também deve passar pelo alinhamento e balanceamento, apesar dos mesmos possuírem o sistema de cada pneu rodar para um lado.

Deste modo, o alinhamento, além de dar essa segurança para quem está dentro do veículo, é também para quem está ao redor.

Não sei se já viram um carro andando igual ao caranguejo. Andando de lado, em uma rodovia, mas um dos grandes motivos disso acontecer é justamente a falta de alinhamento.

Já o balanceamento, é fundamental para saber a posição que o pneu vai se adequar ao solo. Sendo assim, ao fazer o balanceamento de um pneu, corrigimos o modo que o pneu se comporta ao solo.

Existem alguns carros como o de drift que tem como personalizar o balanceamento e o alinhamento.

Para que seja feito o melhor desgaste do pneu, para que durante a realização do drift não desgaste o pneu em apenas um lugar.

Mas você deve estar se questionando sobre o porquê de se fazer balanceamento e alinhamento.

Como já falamos, o alinhamento é para dar mais segurança ao fazer as curvas e que a traseira do veículo esteja alinhada com a dianteira.

Neste sentido, o balanceamento é para fazer que o desgaste do pneu seja por igual. Isto porque, se o pneu estiver desbalanceado, pode se desgastar o lado mais interno mais rápido que o lado externo ou vice versa.

Contudo, você sabe qual é a melhor hora de se fazer esses procedimentos?


Balanceamento e alinhamento: quando fazer?

O balanceamento deve ser feito sempre que os pneus forem trocados ou que possuam o rodízio.

Mas, você sabe o que é o rodízio e quando fazer?

Rodízio é quando os pneus são mudados de lugar podendo ser trocados de forma que faz um x ou alinhado.

Essas formas de rodízio são formas de manter os quatros pneus se desgastando todos por igual.

Neste sentido, devemos lembrar que os pneus dianteiros ou que estão na dianteira possuem um desgaste maior por conta do peso do pneu.

Esse tipo de desgaste mais aparece quando os mesmo se mantém por muito tempo no mesmo lugar.

O tempo de se fazer esse rodízio é de 5 a 10 mil km rodados. 

Mas e se não rodo com o carro tanto assim? E só utilizo no final de semana?

Indicamos que seja feito o rodízio a cada 3 a 6 meses, pois o peso do motor diferente do peso dos passageiros é um peso permanente.

Mesmo com o veículo parado, o motor continua no local e fazendo o mesmo desgaste nos pneus.

Para minimizar o desgaste dos pneus é necessário que os mesmos sejam trocados de lugar.

Lembramos também que é de suma importância manter os pneus limpos e calibrados.

Com a calibragem de 15 em 15 dias, mesmo não utilizando o automóvel diariamente.


Vantagens 

As vantagens de se fazer o alinhamento e o balanceamento é a maior durabilidade dos pneus.

Neste sentido, os pneus terão o aumento da vida útil dos pneus que estão na dianteira. Ainda assim, com o alinhamento e balanceamento em dia, o pneu funciona de forma que não tenha nenhum desgaste desigual.

Assim, a prevenção de risco como um calombo ou algo do gênero. 

Além disso, há maior segurança ao dirigir. Isto porque, com os pneus rodando por igual, faz com que os mesmos se adequem melhor ao solo.


Alinhamento, balanceamento e outros serviços

Existem outros procedimentos que devem ser levados em conta e realizados sempre. Como:

Calibragem

Deve ser feita de 15 e 15 dias, e com uma regularidade. A calibragem ajuda com que o pneu tenha uma largura ideal para a rodagem.

Com a calibragem há também uma redução no desgaste de peças e uma economia de combustível.

Rodízio

Devem ser feitos de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil km rodados.

Altura dos pneus

Os pneus possuem uma altura dos sulcos que dão base para saber se estão aptos a rodar.

Sempre procure um profissional capacitado para realizar tanto as trocas, rodízio e principalmente balanceamento e o alinhamento. Isso faz com que tenha uma redução no desgaste dos pneus e uma redução de combustível. 

Os tipos de pneus e suas marcas também influenciam muito no desgaste dos pneus.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

 Redes Sociais

Facebook                   Instagram

 

Matérias Relacionadas

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Cuidados com os pneus do carro no verão

Os pneus mais baratos do Rio

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção