Super Banner

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado.

E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais.

Como todos os produtos, os pneus necessitam de um mínimo de cuidado. E esse cuidado tem como intenção fazer com que o funcionamento e o desgaste se realizem da melhor forma.

Assim, comprar um pneu novo ou remold nos tempos de hoje ainda é um custo muito alto.

Mesmo com a chegada de materiais importados, ainda assim, o gasto para substituir os pneus ainda é alto.

Contudo, os motoristas podem planejar e organizar. Como resultado, o investimento acaba saindo mais barato.

Para isso que serve a manutenção preventiva, que tem o intuito de prevenir antes que algo pior aconteça.

A substituição dos pneus pode acontecer com outros fatores que vamos explicar melhor durante esse texto.

Mas antes, devemos lembrar que a Full Pneus possui um gama de produtos de todas as marcas e todos os modelos.

Com isso, a gama de profissionais habilitados e experientes para atender você e seu carro, possibilita uma satisfação e um aprendizado que faz com que as pessoas sempre voltem.

Está querendo saber se é obrigatório fazer os serviços extras nos pneus do seu carro? Fique por dentro e saiba mais sobre balanceamento e alinhamento.


Alinhamento e Balanceamento: obrigatoriedade

Falarmos que a pessoa é obrigada a fazer qualquer serviço em seu veículo, nós não podemos.

Contudo, vamos te dar motivos para que você faça e busque manter sempre manutenidos os pneus do seu carro.

Quando um pneu é comprado, ele tem que ser montado, e para isso o profissional necessita desmontar o antigo e montar o novo.

Para isso, é necessário que esse profissional avalie a condição das calotas. Pois, caso as calotas estejam empenhadas, o profissional indica a manutenção das mesmas.

Caso as calotas não possam passar por uma reforma ou o desempeno, a probabilidade dos outros serviços serem feitos fica impossível.

Todavia, se as rodas forem de ferro e o serviço de desempeno seja realizado, as calotas são levadas para a montagem.

Uma calota pode empenar com batidas e principalmente pancadas em buracos, isso em um pneu pode causar um desgaste irregular e dependendo da batida pode causar um acidente grave.

Mas, em um caso o aro esteja em perfeita condição, os pneus são montados, retirando os antigos e colocando os novos.

Após o processo de montagem os pneus são levados para uma máquina que faz o balanceamento.

O balanceamento, como o próprio nome dá a entender, é uma forma de balancear um pneu.

Isso quer dizer fazer com que o pneu rode com a banda de rodagem e não com parte da lateral.

Esse processo é fundamental para que o pneu seja equilibrado de forma que ele não desgaste apenas de um lado.

Após esse processo os pneus são colocados no carro e o veículo é levado para a parte de cambagem e alinhamento dos pneus.

A cambagem e o alinhamento são responsáveis por manter o pneu rodando de forma uniforme.

Quando falamos sobre o balanceamento estava fazendo dos pneus individualmente, quando falamos em cambagem e alinhamento é um “balanceamento” com todo o carro.

Cambagem é responsável por realizar um ajuste da inclinação das rodas em relação ao solo.

Existem diversas formas de cambagem: as cambagens positivas, negativas, convergentes, divergentes.

Cada tipo de cambagem é responsável por fazer o pneu rodar diferente. Essa forma que o pneu vai rodar quem analisa é o profissional juntamente com o maquinário.

Já o alinhamento como o próprio nome já diz tem o intuito de alinhar as rodas com a carroceria e o volante.

Pois, imagina que o volante está torto e você pegar o carro e na hora que e você na hora que girar o volante e ele ir para outra posição.

O risco de acontecer um acidente é muito grande, ainda mais para quem não está acostumado.

Agora que já explicamos tudo sobre os procedimentos que fazem um pneu durar mais e a função de cada processo.

Podemos observar que não é obrigatório, mas sim fundamental para que os pneus continuem em perfeito estado e com seu desempenho.

Um outro fato que muitas empresas fazem e até mesmo para guardar o motorista e a empresa é não dar garantia em pneus que não fazem os serviços extras de manutenção dos pneus.


Balanceamento e alinhamento: quando fazer?

O balanceamento deve ser feito sempre que os pneus forem trocados ou que possuam o rodízio.

Mas, você sabe o que é o rodízio e quando fazer?

Rodízio é quando os pneus são mudados de lugar podendo ser trocados de forma que faz um x ou alinhado.

Essas formas de rodízio são formas de manter os quatros pneus se desgastando todos por igual.

Neste sentido, devemos lembrar que os pneus dianteiros ou que estão na dianteira possuem um desgaste maior por conta do peso do pneu.

Esse tipo de desgaste mais aparece quando os mesmos se mantém por muito tempo no mesmo lugar.

O tempo de se fazer esse rodízio é de 5 a 10 mil km rodados. 

Mas e se não rodo com o carro tanto assim? E só utilizo no final de semana?

Indicamos que seja feito o rodízio a cada 3 a 6 meses, pois o peso do motor diferente do peso dos passageiros é um peso permanente.

Mesmo com o veículo parado, o motor continua no local e fazendo o mesmo desgaste nos pneus.

Para minimizar o desgaste dos pneus é necessário que os mesmos sejam trocados de lugar.

Lembramos também que é de suma importância manter os pneus limpos e calibrados.

Com a calibragem de 15 em 15 dias, mesmo não utilizando o automóvel diariamente.


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

 Redes Sociais

Facebook                 Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção