Como saber a hora de trocar a embreagem?

Autor: Full Pneus

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Como saber a hora de trocar a embreagem?

Antes de começarmos a falar a hora certa de trocar a embreagem, vamos primeiro explicar algumas dúvidas muito comuns até no meio de pessoas que possuem experiência.

Dessa forma, a primeira dúvida muito comum no meio de motoristas, até mesmo aqueles mais experientes, é sobre a embreagem do carro automotivo.

Primeiramente, carros automáticos não possuem embreagem. Na verdade, eles possuem um regulador de velocidade.

Outra dúvida muito comum é sobre o funcionamento da embreagem. Isto porque não se deve manter o pé em cima da embreagem.

Dessa forma, o porquê de não se manter o pé em cima do pedal de embreagem é uma resposta fácil. No entanto, necessita de uma explicação um pouco mais aprofundada.


Como funciona essa peça?

Mas, vamos à explicação: toda vez que você mantém o pé sobre o pedal de embreagem, o seu pé está fazendo um peso. Como resultado, você aciona a embreagem. 

Portanto, isso acontece, mesmo que seja apenas apoiando e mesmo que você não esteja empurrando. Além disso, mesmo que você não perceba, o seu pé está fazendo uma força, essa força em contato com o pedal, faz acionar a embreagem.

Com isso, você deve estar se perguntando:

“Como assim?”

Para isso, necessitamos explicar como funciona a embreagem em um sistema hidráulico.

É bem simples: para a embreagem funcionar, é necessário que ela apresente um mínimo de esforço no pedal.

Assim, o pedal, quando acionado, empurra o cilindro mestre. Isto faz com que o fluido pulse o cilindro servo. 

Dessa forma, o cilindro servo aciona o pistão que faz a embreagem funcionar.

Já a embreagem, por meio mecânico, acionado por cabos e alavancas, são mais duras. No entanto, o seu funcionamento é mais fácil.

Quando pisa no pedal, é empurrado um tirante que faz com que a alavanca gire e faça o acionamento dessa peça.


De que forma posso utilizar de modo correto essa peça automotiva no dia a dia?

Para que este material proporcione uma ótima experiência, é muito importante se atentar a algumas boas práticas. Assim, será possível realizar a utilização adequada. Como resultado, dificilmente ocorrerá algum problema grave ou um dano que venha a comprometer o seu veículo.

Portanto, para lhe apoiar nesse momento, gostaríamos de destacar algumas dicas:
  • Evite usar a embreagem de um modo desnecessário: assim, acione apenas quando for trocar a marcha.
  • Nunca use a peça enquanto estiver em uma ladeira, com o intuito de frear o carro: a melhor opção é escolher o freio de mão para que o seu veículo fique parado.
  • Evite colocar muito peso no automóvel: faça uso da recomendação que há no manual. Assim, caso você insira muita carga em cima da estrutura veicular, isto poderá prejudicar o bom funcionamento da peça.
  • Não modifique as suas marchas de uma forma brusca: isso pode danificar todo esse sistema.
  • Ao ligar o carro, utilize sempre a primeira marcha: isso é primordial para que não ocorra um problema na caixa de marchas. Portanto, evite forçar uma aceleração incorreta ao transitar nas vias e na estrada.

Embreagem: peças

A embreagem em si é um conjunto de peças, que são:

  • Disco de embreagem;
  • Platô;
  • parafusos de retenção;
  • aros de mola;
  • Diafragma;
  • Tampa;
  • Rolamento e colar; e
  • Garfo.

Cada peça possui uma função específica para que faça ocorrer um funcionamento perfeito da embreagem.

Agora que entendemos o funcionamento da embreagem, vem a resposta do porque não se deve manter o pé em cima do pedal de embreagem.

Dessa forma, o peso no pedal faz com que o cilindro principal fique acionado, isso faz com que o disco de embreagem fique em funcionamento.

Esse funcionamento contínuo gera um sobreaquecimento. Como resultado, essa dinâmica faz com que a embreagem seja desgastada.

Mas, quando saber quando trocar o disco de embreagem?

As principais dicas que damos é sobre as falhas. Como assim falhas?

  • Sinais de falhas

Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.

Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.

Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.

Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.

Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.

Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.

Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.

O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.

Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.


Substituição dessa peça

A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.

Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.

A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.

Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.

Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.


Além da embreagem, a Full Pneus está apta a lhe apoiar no que for preciso para que o seu veículo alcance ótimos resultados! Assim, para saber mais, entre em contato conosco!


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