Antes de começarmos a falar a hora certa de trocar a embreagem, vamos primeiro explicar algumas dúvidas muito comuns até no meio de pessoas que possuem experiência.
Dessa forma, a primeira dúvida muito comum no meio de motoristas, até mesmo aqueles mais experientes, é sobre a embreagem do carro automotivo.
Primeiramente, carros automáticos não possuem embreagem. Na verdade, eles possuem um regulador de velocidade.
Outra dúvida muito comum é sobre o funcionamento da embreagem. Isto porque não se deve manter o pé em cima da embreagem.
Dessa forma, o porquê de não se manter o pé em cima do pedal de embreagem é uma resposta fácil. No entanto, necessita de uma explicação um pouco mais aprofundada.
Como funciona essa peça?
Mas, vamos à explicação: toda vez que você mantém o pé sobre o pedal de embreagem, o seu pé está fazendo um peso. Como resultado, você aciona a embreagem.
Portanto, isso acontece, mesmo que seja apenas apoiando e mesmo que você não esteja empurrando. Além disso, mesmo que você não perceba, o seu pé está fazendo uma força, essa força em contato com o pedal, faz acionar a embreagem.
Com isso, você deve estar se perguntando:
“Como assim?”
Para isso, necessitamos explicar como funciona a embreagem em um sistema hidráulico.
É bem simples: para a embreagem funcionar, é necessário que ela apresente um mínimo de esforço no pedal.
Assim, o pedal, quando acionado, empurra o cilindro mestre. Isto faz com que o fluido pulse o cilindro servo.
Dessa forma, o cilindro servo aciona o pistão que faz a embreagem funcionar.
Já a embreagem, por meio mecânico, acionado por cabos e alavancas, são mais duras. No entanto, o seu funcionamento é mais fácil.
Quando pisa no pedal, é empurrado um tirante que faz com que a alavanca gire e faça o acionamento dessa peça.
De que forma posso utilizar de modo correto essa peça automotiva no dia a dia?
Para que este material proporcione uma ótima experiência, é muito importante se atentar a algumas boas práticas. Assim, será possível realizar a utilização adequada. Como resultado, dificilmente ocorrerá algum problema grave ou um dano que venha a comprometer o seu veículo.
Portanto, para lhe apoiar nesse momento, gostaríamos de destacar algumas dicas:
Evite usar a embreagem de um modo desnecessário: assim, acione apenas quando for trocar a marcha.
Nunca use a peça enquanto estiver em uma ladeira, com o intuito de frear o carro: a melhor opção é escolher o freio de mão para que o seu veículo fique parado.
Evite colocar muito peso no automóvel: faça uso da recomendação que há no manual. Assim, caso você insira muita carga em cima da estrutura veicular, isto poderá prejudicar o bom funcionamento da peça.
Não modifique as suas marchas de uma forma brusca: isso pode danificar todo esse sistema.
Ao ligar o carro, utilize sempre a primeira marcha: isso é primordial para que não ocorra um problema na caixa de marchas. Portanto, evite forçar uma aceleração incorreta ao transitar nas vias e na estrada.
Embreagem: peças
A embreagem em si é um conjunto de peças, que são:
Disco de embreagem;
Platô;
parafusos de retenção;
aros de mola;
Diafragma;
Tampa;
Rolamento e colar; e
Garfo.
Cada peça possui uma função específica para que faça ocorrer um funcionamento perfeito da embreagem.
Agora que entendemos o funcionamento da embreagem, vem a resposta do porque não se deve manter o pé em cima do pedal de embreagem.
Dessa forma, o peso no pedal faz com que o cilindro principal fique acionado, isso faz com que o disco de embreagem fique em funcionamento.
Esse funcionamento contínuo gera um sobreaquecimento. Como resultado, essa dinâmica faz com que a embreagem seja desgastada.
Mas, quando saber quando trocar o disco de embreagem?
As principais dicas que damos é sobre as falhas. Como assim falhas?
Sinais de falhas
Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.
Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.
Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.
Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.
Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.
Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.
Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.
O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.
Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.
Substituição dessa peça
A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.
Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.
A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.
Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.
Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.
Além da embreagem, a Full Pneus está apta a lhe apoiar no que for preciso para que o seu veículo alcance ótimos resultados! Assim, para saber mais, entre em contato conosco!
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