Como saber a hora de trocar a embreagem?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como saber a hora de trocar a embreagem?

Antes de começarmos a falar a hora certa de trocar a embreagem, vamos primeiro explicar algumas dúvidas muito comuns até no meio de pessoas que possuem experiência.

Dessa forma, a primeira dúvida muito comum no meio de motoristas, até mesmo aqueles mais experientes, é sobre a embreagem do carro automotivo.

Primeiramente, carros automáticos não possuem embreagem. Na verdade, eles possuem um regulador de velocidade.

Outra dúvida muito comum é sobre o funcionamento da embreagem. Isto porque não se deve manter o pé em cima da embreagem.

Dessa forma, o porquê de não se manter o pé em cima do pedal de embreagem é uma resposta fácil. No entanto, necessita de uma explicação um pouco mais aprofundada.


Como funciona essa peça?

Mas, vamos à explicação: toda vez que você mantém o pé sobre o pedal de embreagem, o seu pé está fazendo um peso. Como resultado, você aciona a embreagem. 

Portanto, isso acontece, mesmo que seja apenas apoiando e mesmo que você não esteja empurrando. Além disso, mesmo que você não perceba, o seu pé está fazendo uma força, essa força em contato com o pedal, faz acionar a embreagem.

Com isso, você deve estar se perguntando:

“Como assim?”

Para isso, necessitamos explicar como funciona a embreagem em um sistema hidráulico.

É bem simples: para a embreagem funcionar, é necessário que ela apresente um mínimo de esforço no pedal.

Assim, o pedal, quando acionado, empurra o cilindro mestre. Isto faz com que o fluido pulse o cilindro servo. 

Dessa forma, o cilindro servo aciona o pistão que faz a embreagem funcionar.

Já a embreagem, por meio mecânico, acionado por cabos e alavancas, são mais duras. No entanto, o seu funcionamento é mais fácil.

Quando pisa no pedal, é empurrado um tirante que faz com que a alavanca gire e faça o acionamento dessa peça.


De que forma posso utilizar de modo correto essa peça automotiva no dia a dia?

Para que este material proporcione uma ótima experiência, é muito importante se atentar a algumas boas práticas. Assim, será possível realizar a utilização adequada. Como resultado, dificilmente ocorrerá algum problema grave ou um dano que venha a comprometer o seu veículo.

Portanto, para lhe apoiar nesse momento, gostaríamos de destacar algumas dicas:

Embreagem: peças

A embreagem em si é um conjunto de peças, que são:

Cada peça possui uma função específica para que faça ocorrer um funcionamento perfeito da embreagem.

Agora que entendemos o funcionamento da embreagem, vem a resposta do porque não se deve manter o pé em cima do pedal de embreagem.

Dessa forma, o peso no pedal faz com que o cilindro principal fique acionado, isso faz com que o disco de embreagem fique em funcionamento.

Esse funcionamento contínuo gera um sobreaquecimento. Como resultado, essa dinâmica faz com que a embreagem seja desgastada.

Mas, quando saber quando trocar o disco de embreagem?

As principais dicas que damos é sobre as falhas. Como assim falhas?

Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.

Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.

Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.

Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.

Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.

Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.

Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.

O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.

Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.


Substituição dessa peça

A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.

Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.

A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.

Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.

Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.


Além da embreagem, a Full Pneus está apta a lhe apoiar no que for preciso para que o seu veículo alcance ótimos resultados! Assim, para saber mais, entre em contato conosco!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas nossas ofertas! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook                Instagram

 Matérias Relacionadas

Os pneus importados são bons?

A troca de óleo é igual em todos os carros?

Os pneus mais baratos do Rio

 

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Existem pneus ecológicos. Como são produzidos?

Há alguns anos o tema ecologia tem estado em alta, o que faz muitas pessoas e empresas pensarem no assunto. No mercado automotivo, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os pneus ecológicos.  Para quem não sabe, a ecologia é o estudo da ciência entre os seres vivos e o meio ambiente.…

Alinhamento e Balanceamento: é obrigatório fazer na troca de pneus?

Quando compramos algo novo, queremos manter esse material o mais intacto possível. Por isso, os serviços de alinhamento e balanceamento ajudam a manter o carro em bom estado. E para manter um pneu intacto por mais tempo, devemos tomar medidas que façam esse aspecto durar mais. Como todos os produtos, os pneus necessitam de um…

A manutenção preventiva sai mais barato que resolver o problema.

Muitas pessoas quando pensam em manutenção do carro, pensam logo em dor de cabeça, gastos autos. Mas, o que muitos não param para pensar é que realizar uma manutenção preventiva é evitar problemas futuros com o carro que podem afetar o seu bolso.   Mas, você sabe a diferença entre os tipos de manutenção? Para não…

Qual a diferença de Pneus Remold para pneus comuns?

Com o aumento dos valores de todos os itens, muitas pessoas têm buscado formas diferentes de reduzir o custo. E com os pneus do carro, não é diferente. Saiba, neste artigo, sobre os pneus remold.  Na tentativa de diminuir o valor dos pneus e ainda conseguir trocar por outros pneus, a procura pelos modelos remolds…

Carro com câmbio automático consome mais?

Cada dia que passa o número de carros com câmbio automático aumenta. Isso porque cada vez mais as pessoas estão possuindo as coisas com mais rapidez. Com isso, sabemos que existem alguns tipos de câmbio. Assim, os câmbios manuais estão cada vez mais deixados de lado. Isso porque,  alguns anos atrás, o câmbio automático era…

promção