A Evolução dos Carros Chineses no Brasil: De Expectativas a Realidade
Explore a trajetória dos carros chineses no Brasil, desde a chegada promissora até os desafios enfrentados pelas marcas Chery, Lifan, JAC, Effa e Geely.
A Ascensão e Queda das Marcas Chinesas de Automóveis no Brasil
Nos últimos anos, os carros chineses foram vistos como grandes apostas no mercado automotivo brasileiro. As marcas asiáticas chegaram com modelos recheados de equipamentos, mas a falta de tradição e algumas deficiências tornaram essas compras arriscadas. Vamos analisar a trajetória de algumas dessas marcas, destacando seus altos e baixos.
Chery: Da Desconfiança à Fila de Espera
A Chery chegou ao Brasil com modelos como Celer, Cielo, Face, QQ, S18 e Tiggo. Apesar de bem equipados, os carros tinham baixa qualidade no acabamento interno, com peças e estofamentos frágeis. A sensação era de veículos projetados para durarem pouco, o que não se adequa ao mercado brasileiro, onde os carros precisam encarar décadas de uso e múltiplos donos. Hoje, sob o nome Caoa Chery, a marca conseguiu se reinventar e modelos como o Tiggo 7 têm fila de espera.
Lifan e JAC: Promessas Não Cumpridas
Se a experiência com a Chery foi desafiadora, quem apostou na Lifan teve uma experiência ainda pior. Com modelos como 320, 530 e X60, a marca teve uma breve passagem pelo Brasil e deixou poucos sobreviventes nas ruas. Sem representação e novos lançamentos, é provável que esses carros desapareçam em breve.
A JAC, que chegou com força e apoio de grandes campanhas publicitárias, incluindo a ajuda do Faustão, trouxe modelos como J2, J3, J5 e J6. Apesar de um começo promissor, hoje a JAC se encontra com vendas pífias, com apenas 750 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses do ano, todos elétricos. Em um cenário onde outras marcas chinesas têm filas de espera, a veterana JAC ficou para trás.
Effa e Geely: O Começo Difícil
A Effa, uma das primeiras chinesas a chegar ao Brasil, rapidamente se tornou motivo de piada devido à baixa qualidade. Seu principal modelo, o M100, foi tão mal avaliado que foi devolvido antes de completar o teste de longa duração da revista Quatro Rodas. Hoje, poucos modelos estão disponíveis no mercado, com valores não passando de R$ 10 mil.
A Geely, dona da Volvo, também tentou se estabelecer no Brasil com o modelo EC7, mas a marca durou pouquíssimo. Apesar da importância global, a Geely foi um fiasco no Brasil e não deixou sucessores.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Pneus importados X Pneus Nacionais
Chapéu Chinês: Novo dispositivo utilizado na fiscalização de velocidade
Pneu Aro 21 Crossleader 295X35R21 107Y DSU02 PRTECH