Super Banner

A cambagem do seu carro está em dia? 

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

A cambagem do seu carro está em dia? 

A cambagem não é um serviço adicional que pode ser descartado em uma manutenção preventiva, mas essencial para que o seu carro funcione corretamente em todas as circunstâncias. 

Quando o mecânico realiza o serviço de cambagem no seu automóvel, ele vai verificar ou fazer o ajuste da inclinação das rodas do automóvel em relação a um plano vertical. 

Neste sentido, este ajuste é responsável por oferecer todo um controle no rolamento dos pneus. Para que a cambagem seja positiva, é necessário que o carro esteja inclinado a 90º em relação ao solo. 

Sabemos que para alguns motoristas – senão todos -, andar de carro deveria ser a 8º maravilha do mundo. Mas, para usar o carro de forma mais segura, é preciso estar com os serviços de manutenção em dia.

E a cambagem faz parte de um conjunto de manutenção que precisa ser verificado recorrentemente. 

Em casos de danos na suspensão, por exemplo, é indicada a realização da cambagem para realinhar este conjunto de peças. Isso quando a suspensão estiver fora do seu ângulo ideal. 

Além disso, a falta de uma boa cambagem pode ocasionar alguns problemas nos carros:

Mas, nós sabemos que você, motorista, não vai deixar a cambagem de lado, não é mesmo? 

Então, acompanhe este artigo e entre em contato conosco para marcar uma avaliação no seu carro. Vamos juntos?


Cambagem: o que é?

Como já comentamos no início do artigo, a cambagem ajusta a inclinação do pneu em relação ao solo. Mas, a grosso modo, a cambagem é um processo onde são verificados a rodagem dos pneus mais a fundo.

Dessa forma, o processo é bem simples. No entanto, ele deve ser feito por um profissional especializado.

Quer saber como funciona esse processo? Vamos te explicar.

Muitas vezes, acontece quando você leva o seu veículo para fazer a troca de um ou mais pneus. Assim, o mecânico tira os pneus do veículo, coloca o mesmo em uma desmontadora de pneus. 

Com isso, nesse mesmo lugar, ele tira a pneu da calota. Logo depois, com a ajuda de um lubrificante – geralmente óleo – ele coloca o outro pneu no lugar.

Após esse processo, a roda é cheia de ar. Em seguida, é levada até uma balanceadora. Nela, é verificado o desnível dos pneus, antes de colocar de volta no carro.

Já que entendemos um pouco como funciona este processo, devemos estar atentos a este serviço para que possamos manter o carro em 100%. 

De fato, a cambagem e outros serviços são essenciais para o bom funcionamento do veículo.

Com todos esses serviços em dia, você estará com o carro bem preparado para enfrentar quaisquer dificuldades. 

Desse modo, quando precisamos fazer o serviço de cambagem?

É essencial que a cambagem seja feita no seu carro em dois momentos específicos: quando você for fazer o rodízio de pneus ou quando fizer a troca dos pneus. 

Mas, a cambagem possui alguns tipos e nós vamos te explicar a seguir.


Tipos de cambagem

A cambagem nula é a mais ideal como podemos falar, pois com a cambagem nula os pneus fazem o ângulo reto como o solo.

Isso quer dizer que o centro da banda de rodagem do pneu toca diretamente ao chão.

Quando o pneu precisa desse tipo de cambagem, quer dizer que os pneus estão com a parte interna sendo mais desgastados.

Vulgarmente, a cambagem quando está assim, os especialistas falam que está comendo por dentro.

Para melhor entendimento desse tipo de cambagem é o seguinte: o pneu com essa configuração fica com a parte de dentro (lado que fica virado para o carro) tocando o solo. Então, esse lado se desgasta mais rápido.

Já quando a cambagem é positiva, o pneu está voltado para o lado de fora.

Isso quer dizer que a parte externa do pneu toca mais o solo. Sendo assim, se desgasta muito mais rápido do que a parte interna.

Então, antes de fazer qualquer serviço desses, leve em uma pessoa de confiança e que vai garantir uma maior vida útil para os seus pneus.


Quando fazer este serviço?

Nos casos mais comuns, a cambagem é realizada quando é feita a troca do pneu.

Entretanto, outro caso que deve ser feito a cambagem é quando faz o rodízio dos pneus.

Sendo assim, o rodízio deve ser feito a cada 6 meses ou 10 mil km ou quando é feita a troca de 2 pneus.

Outro motivo de fazer a cambagem é por conta dos buracos encontrados nas vias. Dessa forma, esses buracos ajudam a borracha do pneu a se desorganizar. Como resultado, eles podem causar deformações no pneu.

Contudo, ainda existe outro motivo para se fazer a cambagem dos pneus. Dessa forma, se após a batida em um buraco, a nível de trepidação do volante ou até mesmo do carro ficar fora do comum.

Indicamos procurar um mecânico o mais rápido possível. Isto porque não prejudica só o pneu. No entanto, também toda a suspensão, podendo soltar alguma peça.

E sendo mais um risco para as pessoas em volta.


Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!

Portanto, se você necessita realizar serviços de cambagem dos pneus com alta qualidade para o seu carro ou de outros melhores produtos no segmento automotivo, conte sempre com as opções que comercializamos na Full Pneus! Assim, com certeza, o seu automóvel estará no caminho certo nas pistas!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook       Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Pneus Continental. Parceria de Sucesso 

Promoção de Pneus Continental é na Full Pneus!

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

Pneu, como saber as medidas?

O pneu é a única ligação direta entre o seu veículo e a estrada.  A saber, eles não apenas suportam o peso do carro, mas também influenciam diretamente na sua segurança, eficiência e conforto ao dirigir.  Dessa forma, essenciais para a estabilidade do veículo, os pneus desempenham um papel crucial na resposta do carro às…

Peças sujas que aumentam o consumo de combustível do carro

No mundo automotivo, os motoristas estão sempre em busca de maneiras de economizar combustível.  Além de adotar práticas de direção eficiente, é essencial que todo motorista procure realizar uma manutenção preventiva adequada no veículo.  Afinal, algumas peças podem acumular sujeira ao longo do tempo, o que pode comprometer seu desempenho e aumentar o consumo de…

Quais os pneus mais vendidos em 2023 no Rio de Janeiro?

No ano de 2023, no Rio de Janeiro, houve uma grande demanda por diferentes tipos de pneus, atendendo às variadas necessidades dos motoristas na região. Com isso, dentre os pneus mais vendidos, destacaram-se os seguintes modelos: Pneus para carros de passeio:  Os pneus voltados para carros de passeio foram os mais procurados no Rio de…

Saiba como funciona a nova etiqueta de pneus

Ao adentrar em uma loja de pneus em busca de substituições para o seu veículo, você já reparou na etiqueta que adorna cada pneu?  Com isso, essa pequena etiqueta é uma ferramenta valiosa para os consumidores. Isso porque a etiquetagem dos pneus é uma iniciativa que visa fornecer informações importantes aos consumidores sobre a eficiência…

promção