Fluido de Freio: Você conhece a diferença entre os tipos DOT?
Quando se fala em segurança automotiva, os freios são, sem dúvida, um dos sistemas mais importantes do seu carro.
Mas você sabia que, para um sistema de freio funcionar perfeitamente, o tipo de fluido de freio utilizado é tão crucial quanto as pastilhas e os discos?
Entender as diferenças entre as classes DOT é essencial para qualquer motorista.
Cada uma delas possui características e aplicações ideais.
Neste artigo, vamos conhecer os principais tipos!
Entenda as Classes DOT dos Fluidos de Freio
A saber, o fluido de freio é o responsável por transmitir a força que você aplica no pedal até as rodas, fazendo com que o carro pare.
Desse modo, ele precisa ser resistente a altas temperaturas, pois a frenagem gera muito calor, e não pode se comprimir.
Por isso, escolher o fluido correto é fundamental para garantir a eficiência da frenagem e a sua segurança na pista.
Em geral, existe uma classificação específica: os famosos DOTs.
A classificação DOT (Department of Transportation – Departamento de Transportes dos EUA) indica as propriedades e a resistência à temperatura do fluido de freio, especificamente seu ponto de ebulição (quando começa a ferver).
Dessa forma, quanto maior o número DOT, maior a resistência ao calor e, geralmente, menor a sua viscosidade.
Importante: Nunca misture diferentes classes DOT! Sempre utilize o tipo especificado pelo fabricante do seu veículo. A mistura pode comprometer gravemente o sistema de freio.
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DOT 3: O Básico que Não Te Deixa na Mão!
- Características: É o fluido mais comum e tradicional. Possui um ponto de ebulição seco (novo, sem umidade) de aproximadamente 205°C e úmido (com 3,7% de umidade, que o fluido absorve com o tempo) em torno de 140°C.
- Ideal para: Veículos de uso diário, especialmente aqueles com produção anterior a 2008. É uma escolha segura e eficiente para a maioria dos carros e motos mais antigos, além de ser indicado para a linha leve, pesada e motocicletas com sistemas de freio convencionais.
- No dia a dia: Se você tem um carro popular fabricado até o início dos anos 2000, é muito provável que ele utilize DOT 3. Em geral, ele cumpre sua função perfeitamente em condições normais de uso.
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DOT 4: Performance e Confiabilidade na Medida Certa!
- Características: Com um ponto de ebulição seco de aproximadamente 230°C e úmido de 155°C, o DOT 4 supera o DOT 3 em resistência ao calor. Isso pode o tornar mais estável em frenagens intensas e situações de maior exigência.
- Perfeito para: Veículos que demandam maior resistência ao calor e estabilidade. É o padrão para muitos modelos fabricados a partir de 2009 da linha leve, pesada e motocicletas.
- No dia a dia: Carros modernos, mesmo os de uso diário, se beneficiam do DOT 4, especialmente se você dirige em locais com muitas descidas ou pega engarrafamentos que exigem frenagens constantes e que geram mais calor no sistema.
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DOT 4 LV (Low Viscosity): Alta Tecnologia para Sistemas Modernos!
- Características: O “LV” significa Low Viscosity (baixa viscosidade). Este fluido foi desenvolvido para ter um ponto de ebulição semelhante ao DOT 4, mas com uma fluidez muito maior, especialmente em baixas temperaturas.
- Desenvolvido para: Veículos modernos equipados com sistemas eletrônicos de segurança como ABS (Sistema Antitravamento de Freios) e ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade). Sua baixa viscosidade permite que o líquido passe de maneira mais adequada dentro dos sistemas de válvulas e bombas desses recursos, dessa forma, garantindo o melhor tempo de resposta e extrema eficiência nas atuações rápidas e precisas do ABS e ESP.
- Indicado para: motocicletas de tecnologia mais avançada.
- No dia a dia: Se o seu carro possui ABS e/ou ESP, é quase certo que ele exija um fluido DOT 4 LV. Essa fluidez é crucial para que esses sistemas funcionem com a máxima agilidade, o que pode ser a diferença entre um susto e um acidente evitado.
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DOT 5.1: Máxima Proteção e Alta Performance!
- Características: Este fluido é o topo de linha em termos de resistência térmica (ponto de ebulição seco em torno de 260°C e úmido em torno de 180°C) e pode ser compatível com sistemas avançados de frenagem. Embora tenha um número maior, o DOT 5.1 não deve ser confundido com o DOT 5 (à base de silicone), que não é compatível com os demais e não absorve umidade. O DOT 5.1, assim como DOT 3 e 4, pode ser feito à base de glicol.
- Ideal para: Veículos e motocicletas de alta performance, esportivos, carros de competição ou para condições severas de uso onde o sistema de freio é levado ao limite.
- No dia a dia: Em geral, não é comum em carros de uso convencional. Pode ser mais encontrado em carros esportivos de luxo ou veículos preparados para pistas, onde a exigência do freio é constante e extrema.
DICA IMPORTANTE DA FULL PNEUS:
O fluido de freio é higroscópico, ou seja, ele absorve umidade do ar ao longo do tempo.
Em geral, essa umidade reduz seu ponto de ebulição, fazendo com que ele possa ferver durante uma frenagem intensa (gerando “bolhas de vapor” no sistema), o que pode resultar na perda total da capacidade de frear (o pedal de freio fica “borrachudo” e não responde).
Por isso, mantenha a manutenção do sistema de frenagem em dia, trocando o fluido de freio a cada 2 anos, ou conforme a recomendação do fabricante do seu veículo, na Full Pneus.
Nossos especialistas estão prontos para identificar o fluido correto para o seu carro e realizar a troca com segurança e agilidade.
A sua segurança começa com o freio.
Então, não arrisque!
Visite a Full Pneus e garanta que seu sistema de frenagem esteja sempre em perfeito estado.
Full Pneus – Nós somos o seu Centro Automotivo no estado do Rio de Janeiro!
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