Como seu carro pode te enganar sobre a velocidade real
A Velocidade Real e Quilometragem do carro podem ser alterados pela alteração no diâmetro da roda.
Com um número cada vez maior de radares espalhados pelas vias públicas de todo o país, é importante se atentar a certos detalhes para evitar o susto de ver a multa na caixa de correios.
A boa notícia é que a própria montadora, propositalmente, faz o velocímetro marcar uma velocidade maior do que a real, para a maior parte dos carros que estão em circulação hoje em dia. Como funciona:
Na prática, se o velocímetro, por exemplo, acusa 50 km/h, a velocidade real do carro será menor do que isso. A comprovação é possível de ser feita ao confrontar o que o painel diz com o que aparelhos GPS informam.
A lógica que embasa essa sábia decisão das fabricantes de veículos é que o motorista precisa sempre calcular as reações ao volante em função da velocidade. O ponto que faz tudo isso cair por terra é a alteração do diâmetro do conjunto de rodas e pneus, algo proibido pela resolução 292 do Contran, de 2008.
O condutor que desrespeitar, ao ser parado, corre o risco de ser multado em R$ 195,23 e receber cinco pontos na CNH. Já os veículos classificados na espécie misto, tipo utilitário, poderão ter alterado o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu, observadas restrições impostas pelo fabricante e exigências fixadas pelo Contran.
Até é possível refazer a calibração para adequar a leitura da velocidade pelo painel do carro, mas como muitos nem se dão conta de que essa divergência existe, pode-se concluir que não irão atrás de readequar.
Quando o carro passa a marcar uma velocidade sempre menor, o registro da quilometragem total do carrofica defasado. A quilometragem real desse carro será maior do que o que o painel indicará. O quão maior, vai depender de quanto tempo o antigo dono rodou com o carro.
Fonte: Uol carros
Matérias Relacionadas:
Motorista foi preso por tomar duas multas de alta velocidade em menos de dois minutos
Entenda o que são pneus Run Flat
Por que os SUVs estão com pneu de estepe mais finos?