Embreagem: Entenda os sinais de desgaste para a troca da peça.
Vem cá, responda uma coisa: você sabe a hora certa para trocar a embreagem do seu automóvel?
Sabemos que o carro em si é formado por um sistema de peças que, juntas, fazem um processo de funcionamento e, por conseguinte, colocam o carro para andar.
O motor, o sistema de freio, as rodas e a embreagem é um exemplo de união de algumas peças que determinam o funcionamento do carro.
Desse modo, é importante que todo motorista saiba como seu carro funciona. Isso vai ajudar a manter a calma na hora de resolver algum problema e até mesmo escolher a melhor forma de consertar algo, se for o caso. E o mais importante: sair gastando rios de dinheiro para isso.
Sendo assim, a embreagem é uma parte importante do carro. Neste caso, esta peça auxilia na transmissão da rotação do motor para as rodas. Nesse sentido, quando o carro é ligado, o motor gera força que passa pela transmissão, junto da embreagem, que se direciona para as rodas.
Como você já percebeu, a embreagem faz parte de um processo complexo no interior do carro.
No dia a dia, podemos nem imaginar, mas constantemente usamos essa peça para poder andar. E, ao longo do tempo, essa peça e as outras se desgastam por conta do uso e do mal uso também.
Quer saber mais sobre como é formado o conjunto da embreagem? Acompanhe a seguir!
Embreagem: peças
Como já citamos no início do texto, a embreagem em si é um conjunto de peças, que são:
- Disco de embreagem;
- Platô;
- parafusos de retenção;
- aros de mola;
- Diafragma;
- Tampa;
- Rolamento e colar; e
- Garfo.
Cada peça possui uma função específica para que faça ocorrer um funcionamento perfeito da embreagem.
Agora que entendemos o funcionamento da embreagem, vem a resposta do porque não se deve manter o pé em cima do pedal de embreagem.
Dessa forma, o peso no pedal faz com que o cilindro principal fique acionado, isso faz com que o disco de embreagem fique em funcionamento.
Esse funcionamento contínuo gera um sobreaquecimento. Como resultado, essa dinâmica faz com que a embreagem seja desgastada.
Mas, quando saber quando trocar o disco de embreagem?
As principais dicas que damos é sobre as falhas. Como assim falhas?
Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.
Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.
Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.
Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.
Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.
Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.
Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.
O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.
Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.
Substituição dessa peça
A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.
Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.
A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.
Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.
Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.
Quais as principais marcas de embreagem no Brasil? Confira a lista.
Está sentindo que o seu carro está perdendo potência, ficando mais fraco ou com o volante do motor desregulado? Fique em alerta, pois esses fatores podem indicar que a embreagem do veículo já esteja demonstrando sinais de que precisa trocar.
No mercado automotivo, temos variadas embreagens disponíveis para os motoristas.
Saiba, a seguir, as principais marcas de embreagem para os carros de passeio:
- Sachs
- Ate
- Bosch
- Cabovel
- Cobreq
- Fischer
- Kit&Cia
- Luk
Se você for em qualquer loja automotiva, os vendedores vão comentar sobre alguma dessas marcas para que você coloque no seu carro. Sendo assim, como já comentamos no início do texto, fique atento ao modelo original de embreagem do seu carro.
O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!
Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!
Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook Instagram
Matérias Relacionadas
7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro
Cuidados com os pneus do carro no verão
Os pneus mais baratos do Rio