Seus Pneus estão Carecas? Aprenda a identificar

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Seus Pneus estão Carecas? Aprenda a identificar

Andar com pneus carecas compromete o desempenho do veículo, além de ser uma infração. Confira como identificar o problema!

Poucos itens interferem tanto na segurança de um veículo como os pneus. Por isso, é altamente recomendável tomar alguns cuidados para que seu carro não rode com pneus carecas. Dessa forma, para aumentar sua durabilidade é necessário fazer a calibragem, rodízio, alinhamento e balanceamento.

Ainda assim, por estarem em contato direto com o solo, seu desgaste é algo inevitável, fazendo que com os motoristas precisem estar sempre de olho em suas condições.

Assim, continue acompanhando este artigo e aprenda a identificar quando um pneu está careca, além de conhecer os riscos desta prática no trânsito.

Compromete o tempo de resposta ao frear

Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, característica fundamental na hora da frenagem. Isso faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.

Na ocorrência de uma situação em que é necessário frear rapidamente, mesmo que o condutor tenha bons reflexos, os riscos de acidente se tornam muito grandes. Sem as características que garantem a boa aderência dos pneus, a segurança ao volante fica seriamente comprometida.

O perigo aumenta ainda mais em dias de chuva, que oferecem um outro grande risco aos pneus carecas, como veremos no próximo tópico.

Aumenta o risco de aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo. Assim, sem a profundidade dos sulcos adequada para expelir a água, o veículo perde contato com o asfalto e passa a deslizar de maneira desenfreada, principalmente em trechos planos e bem asfaltados.

Este fenômeno é especialmente perigoso pois costuma acontecer em velocidades elevadas, geralmente acima dos 70 km/h, aumentando o risco de acidentes graves.

Embora os pneus carecas estejam muito mais propensos a sofrer uma aquaplanagem, dependendo das condições da pista, até mesmo pneus em bom estado podem acabar deslizando por alguns metros.

Por isso, neste momento a recomendação é jamais tentar frear ou virar o volante, mas desacelerar e manter o veículo em linha reta. Assim, você consegue retomar a direção facilmente quando a aquaplanagem terminar.

Afeta a estabilidade do veículo

A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais instável e desconfortável. Assim, ao desenvolver velocidade, podem ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas. Em casos extremos, o pneu pode até mesmo estourar devido a sua fragilidade.

Problemas semelhantes também podem ocorrer quando há necessidade de se fazer um alinhamento ou balanceamento. Nestas situações, vale mais a pena recorrer a uma oficina especializada do que arcar com os problemas em cadeia que podem afetar outras partes do veículo e encarecer sua manutenção.

Pneu careca é uma infração de trânsito

Além de todos os problemas que vimos, rodar com pneus carecas também pode resultar em problemas com a fiscalização de trânsito. Isso porque essa prática representa uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

De acordo com o artigo 230 (art. XVIII) do Código de Trânsito Brasileiro, a infração pode ser aplicada para cada pneu que estiver em mau estado. Além disso, o veículo pode ficar retido até a regularização do problema.

Quando notar que seus pneus estão ficando carecas, programe-se para fazer a troca o quanto antes. Afinal, o que estará em jogo será a sua segurança e a de sua família.


Como identificar que seus pneus estão carecas?

Afinal, como saber quando trocar os pneus? Confira abaixo algumas dicas que te darão a certeza de que passou da hora de trocar os pneus do seu veículo!

Verifique os sulcos do pneu

Os sulcos são as linhas mais centrais da roda. Assim, uma das funções dos sulcos é, em dias de chuva, expelir a água por debaixo dos pneus, garantindo mais estabilidade na hora da freada e evitando a famosa aquaplanagem.

O sulco normalmente é mais baixo do que as bandas de rodagem. Dessa forma, se você observar que o sulco está no mesmo nível que o resto do pneu, isso indica que ele deve ser trocado.

Faça o teste da moeda

Não consegue ver o desgaste pelo sulco? Use uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida! Dessa forma, coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso.

Entretanto, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado. Quando mais a parte dourada aparecer, mais urgente será a troca.

Tenha um paquímetro

Esta não é bem uma dica, mas se você quiser estar 100% seguro, compre um paquímetro.

Como resultado, se trata de um instrumento que mede com precisão a variação de profundidade dos pneus e pode ser encontrado a preços bem acessíveis.


Está com os pneus do seu carro carecas? Então venha até a Full Pneus. Aqui você encontra a maior variedade de Pneus do Rio de Janeiro, com preço acessível. Entre em contato conosco aqui!

Portanto, venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Preços de Pneus Promoção


Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-pirelli-full-pneus-rj
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >