Para que serve o Alinhamento e Cambagem do Carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Para que serve o Alinhamento e Cambagem do Carro?

Entenda o por que de fazer o Alinhamento e Cambagem do seu veículo a fim de trafegar com mais conforto e segurança!

Você que tem um veículo – sem dúvida – já ouviu dizer sobre a importância de fazer o alinhamento e cambagem do carro para mantê-lo em bom estado de funcionamento, certo? Mas como funciona exatamente cada uma dessas manutenções? Com qual frequência é preciso fazer o alinhamento e cambagem?

Desse modo, neste artigo vamos esclarecer essas e tantas outras dúvidas sobre o tema. Portanto, acompanhe os tópicos e saiba mais sobre o assunto.


O que é alinhamento?

Tendo como objetivo ajustar o ângulo dos pneus, deixando-os alinhados ao volante, o alinhamento é um procedimento que precisa ser realizado de forma constante. Assim, se seu veículo está puxando para um lado ou para outro, é hora de alinhar as rodas.

Os buracos e as irregularidades no asfalto são os piores vilões para o carro quando o assunto é alinhamento. Com desvios excessivos e trancos, as bordas dos pneus ficam mais desgastadas e o veículo acaba pendendo demais para um dos lados. Fica, assim, desalinhado.

O procedimento é importante porque previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil. Além disso, o alinhamento ainda contribui para a economia de combustível do veículo.

O que é a cambagem?

A cambagem ou camber é um ajuste da inclinação das rodas de um veículo em relação a um plano vertical, visando controlar seu rolamento ou desentortar uma deformação.

Cada veículo possui uma angulação ideal especificado pelo fabricante e o objetivo é ajudar a estabilidade do automóvel ao realizar esforços laterais que ocorrem no momento de uma curva, para compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade das rodas para o volante.

A alteração deste ângulo é muito difícil, mas pode acontecer no caso de pancada forte na lateral ou caso o carro passe por um buraco muito grande, mas o fato é que a maioria dos veículos não possui um sistema de regulagem de camber. Existem três tipos camber:

  • Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro;
  • Positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro;
  • Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto.

Quando o camber está fora da especificação, ocorre um desgaste irregular nos pneus e anomalias na direção.


Diferenças entre Alinhamento e Cambagem

O alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão para evitar que elas fiquem para fora ou para dentro e dificultem a condução do carro. Assim, este procedimento é indicado para saber se o carro está desalinhado, onde estão os maiores desgastes e se os pneus cantam nas curvas.

Já a cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Isso significa que ela realiza um ajuste para controlar as características do rolamento das rodas. Quando está fora dos parâmetros, ela aumenta o consumo de combustível, causa desgaste irregular dos pneus e faz com que o carro perca estabilidade.


Equipamentos necessários para Alinhamento e Cambagem

Existem alguns equipamentos necessários para os processos de alinhamento, balanceamento e cambagem. Confira:

Alinhador manual

É feito por canhões de luz presos à roda do automóvel que projetam um feixe luminoso no painel a frente do veículo e mostram o quanto as rodas estão desalinhadas.

Alinhador a laser

Utiliza projetores a laser que tornam o procedimento mais rápido e preciso. O equipamento possui um jogo de cavalete para fixação de um painel e tem uso exclusivo em rampa de alinhamento.

Alinhador digital 3D

Possui um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda do automóvel e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. Essa tecnologia aumenta a precisão de alinhamento, balanceamento e cambagem e reduz a perda de calibração dos equipamentos.

Este equipamento também realiza a medição de camber, KPI, convergência, centralização de volante set-back e faz uma leitura precisa por meio de imagens de alta definição. Ele pode ser utilizado em valas ou rampas de alinhamento.


Portanto, precisando fazer Alinhamento e Cambagem Rio de Janeiro? Então, dirija-se ao Centro Automotivo da Full Pneus. Nós sabemos como ajudar o seu Carro!


Full Pneus – Nossa empresa pneumática está entre as mais excepcionais de todo o mercado no Rio de Janeiro. Aqui você encontra a maior variedade de pneus do país, além disso, temos uma oficina capacitada para atender ao seu carro!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (sentido para São Paulo). 

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: temos um espaço ideal para você deixar a criança, enquanto realiza a compra do seu produto.

Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-pirelli-full-pneus-rj
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >