Engate de Reboque: Excelente protetor da traseira do seu Carro

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Engate de Reboque: Excelente protetor da traseira do seu Carro

Saiba mais sobre o Engate de Reboque: uma solução diferenciada que protege o seu Veículo. Confira na matéria!

O engate para reboque é, por sua própria definição, um equipamento para que o automóvel possa puxar um segundo veículo, que – na verdade – projetado para isso. Assim, este possui diversos tipos diferentes de peso e dimensão, mas são adequados para transportar carga.

Dessa forma, consiste de uma esfera metálica, onde o encaixe do reboque se prende ao veículo. Alguns engates possuem encaixe removível, onde o proprietário pode retirá-lo, deixando somente a estrutura do suporte no veículo.

Normalmente este é empregado em picapes, e o sistema no geral consiste também em um conector de energia, que aciona as luzes de freio, lanternas e repetidores de direção do reboque.


Quais veículos podem usar engate?

Vendido como acessório, o engate para reboque varia de acordo com o peso a ser puxado. Assim, deve-se levar em consideração a capacidade de tração do carro que irá puxar o reboque.

Desse modo, carros pequenos e com motores fracos, certamente terão maior dificuldade em puxar e estabilizar um reboque. Já carros de passeio possuem capacidade de tração de 400 a 500 kg, enquanto as picapes suportam bem mais de 2 toneladas, chegando até a 6 toneladas.

Por isso, o ideal é que o modelo de veículo tenha aprovação do Inmetro para rebocar. Na realidade, a capacidade é fornecida pelo fabricante ou importador do veículo. Caso o modelo não possa receber engate, não é recomendável adapta-lo.

De acordo com a lei, todos os veículos leves podem rebocar até o limite de 3.500 kg, dispondo de engate apropriado, desde que o modelo tenha autorização do fabricante/importador para receber o dispositivo e que não venha com o mesmo de fábrica.


Tipos de engate aprovados

O engate para reboque é certificado pelo Inmetro. Então, nunca instale um que não tenha essa certificação, assim como superfícies cortantes e adornos, que de funcional não tem nada.

Como resultado, o objetivo deste equipamento é rebocar e não servir de proteção da traseira ou meramente um acessório estético.

Placa de Identificação

O equipamento deve portar um selo do Inmetro e ser adquirido de empresas que também sejam certificadas pelo instituto. Neste selo, devem constar nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro no Inmetro, capacidade máxima de tração e modelo, além da citação à resolução 197.

Tomada de energia funcional

No próprio engate, o acessório traz ainda uma tomada de energia, que é obrigatória por lei. Este conector possui seis pinos, sendo um para pisca esquerdo, pisca direito, lanterna, luz de freio, aterramento e desligado.

Fixação de corrente e placa visível

Além disso, é necessário um gancho ou similar para fixação de corrente, que serve como alternativa de segurança para caso de desengate involuntário do reboque.

A recomendação é que se utilize corrente de aço com cadeado tamanho 45. No caso do reboque, o mesmo precisa ter para-choque com faixas refletoras, conjunto ótico apropriado e placa visível, bem como freio de estacionamento e de serviço, não ligado ao automóvel.

O reboque também precisa ter para-lamas. Em alguns reboques, existe um freio próprio, geralmente utilizando-se um sistema de amortecimento no braço que se conecta ao engate do carro.

O que diz a Lei sobre os Engates

O engate para reboque e as determinações para sua utilizada são regidas pela Resolução 197/06, a qual determina que o PBT seja de até 3.500 kg, para quem portar CNH categoria B. Desse modo, acima desse peso e até 6.000 kg, é necessário portar a CNH C. A partir daí, somente a CNH E.

A resolução do Contran também obriga que fabricantes e importadores informem aos órgãos de trânsito quais modelos podem receber engate para reboque e sua referida capacidade máxima de tração (CMT), assim como os pontos de fixação do suporte.


Portanto, a fim de contar com os melhores pneus do mercado, conheça o Centro Automotivo da Full Pneus. Como resultado, o seu veículo estará totalmente capacitado no Rio de Janeiro!


Full Pneus – Nossa empresa pneumática está entre as mais excepcionais de todo o mercado no Rio de Janeiro. Aqui você encontra a maior variedade de pneus do país, além disso, temos uma oficina capacitada para atender ao seu carro!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (sentido para São Paulo). 

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: temos um espaço ideal para você deixar a criança, enquanto realiza a compra do seu produto.

Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-pirelli-full-pneus-rj
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >