Revisão Corretiva x Revisão Preventiva: Entenda a diferença!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Revisão Corretiva x Revisão Preventiva: Entenda a diferença!

Saiba todas as diferenças entre as Revisão Corretiva e Preventiva. Além de identificar se seu Carro está precisando delas!

Você sabe qual a diferença entre revisão preventiva e corretiva? A revisão automotiva é fundamental não só para preservar o seu veículo, mas também para garantir a segurança da sua família.

Segundo um levantamento do Instituto Scaringella Trânsito, a falta de revisão preventiva dos automóveis está relacionada a 27% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil. Pensando nisso, vamos exemplificar a diferença entre revisão corretiva e preventiva. Dessa forma, fique ligado nos tópicos a seguir.

Como funcionam as Manutenções Corretivas?

Como o nome sugere, as revisões corretivas propõem o conserto imediato de um problema que compromete o funcionamento adequado de equipamentos e veículos.

Na maior parte dos casos, esses reparos consistem em substituição de peças ou componentes que porventura estão desgastados ou falharam, fazendo com que o caminhão entre em pane e fique ocioso.

Em geral, manutenções corretivas não são programadas e, para evitar mais prejuízos para a empresa, são realizadas em caráter de urgência. A ausência do planejamento faz com que o custo e o tempo desse tipo de reparo sejam elevados. Isso acontece porque nunca se sabe ao certo quando esses danos vão acontecer. Consequentemente, na pressa, pode-se precisar recorrer a oficinas que podem cobrar mais caro.

Sendo assim, chegamos a conclusão que a revisão corretiva não deve ser uma opção, uma vez que há possibilidade de prevenir este acontecimento. Essa prevenção é assunto do próximo tópico. Confira!

O que é a Revisão Preventiva?

Manutenções preventivas formam um conjunto de estratégias e práticas de acompanhamento e controle, com a finalidade de evitar (ou minimizar) ocorrências em um veículo. Ao contrário da corretiva, elas são cuidadosamente planejadas e feitas periodicamente, em centros automotivos especializados.

Como resultado, esse tipo de manutenção gera menos custos, impede que falhas graves aconteçam e permite que seu veículo rode com a mais alta performance e tranquilidade.

Assim, por se tratar de um conserto programado, a manutenção preventiva acontece independentemente de danos reais — o que faz com que o dono do veículo não tenha que arcar com ajustes de urgência no futuro. Normalmente, itens que são checados durante essas revisões são:

  • lubrificação;
  • óleo do motor e filtro de óleo;
  • pressão e estado dos pneus;
  • freios;
  • fluido de direção hidráulica;
  • alinhamento do veículo;
  • filtro de ar e do ar-condicionado (se tiver);
  • líquido de arrefecimento;
  • suspensão;
  • palhetas do para-brisa;
  • fluido do sistema de transmissão;
  • sistema elétrico e luzes.

Qual a diferença entre revisão corretiva e preventiva?

Como o próprio nome indica, a revisão preventiva corrige as falhas e os problemas antes que eles ocorram. Assim, reduz os custos e aumenta a eficiência da manutenção. Muitos motoristas deixam de levar o carro na revisão preventiva porque acreditam que é uma forma de economizar, já que seu veículo está em perfeito estado. Este pensamento está totalmente equivocado!

Com a revisão preventiva, você evita que problemas inesperados aconteçam. Ou seja, essa sim é uma forma de poupar tempo e também dinheiro, já que os custos para corrigir um erro são maiores do que os para prevenir.

Entretanto, é necessário pesquisar para economizar: uma revisão preventiva feita em uma concessionária pode ser até 25% mais cara do que a realizada em um centro automotivo de confiança. Por isso, busque uma oficina especializada – como a Full Pneus – e com boas recomendações para a fazer a revisão preventiva do seu carro.

A revisão corretiva, por outro lado, repara falhas e problemas pontuais que estão ocorrendo, através de ajustes e reposições de peças que já não funcionam mais. De todos os tipos de revisão, a corretiva é a mais onerosa. Geralmente, ela está atrelada a altos custos de mão de obra e, além disso, pode deixar o veículo fora de circulação por muito mais tempo do que as outras revisões.

Ainda que a revisão corretiva seja esperada (devido à questões incontroláveis, como acidentes e danos causados pela má conservação de estradas), o ideal é que seja evitada ao máximo.

E a forma mais eficiente de evitá-la é realizar a revisão preventiva de acordo com um cronograma de revisões, onde os principais componentes do motor e da carroceria sejam identificados e periodicamente verificados.


Para você que deseja ter total segurança e tranquilidade nas pistas, venha até a Full Pneus. Dessa forma, peça um orçamento completo aqui!


O nosso Centro Automotivo tem o que você deseja e necessita! Assim, venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (sentido São Paulo).  

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Importante: Nosso Centro Automotivo possui um espaço destinado às crianças. Assim, você poderá deixar o seu filho(a) brincando, enquanto compra um de nossos pneus e rodas.


Redes Sociais

Facebook                          Instagram


Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-pirelli-full-pneus-rj
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >